Da%2520Sociologia%2520ao%2520Rock%2520-%

 PALESTRA
DA SOCIOLOGIA AO ROCK

NAS TRILHAS DO PENSAR

Da%2520Sociologia%2520ao%2520Rock%2520-%

Esta palestra baseia-se em dois eixos principais: promover um resgate cultural ao apresentar canções de bandas do Rock nacional dos anos 80; e provocar o pensamento crítico em relação à vida, apoiado em conceitos de sociologia.

No primeiro eixo, que trata do Rock nacional anos 80, são apresentadas canções e bandas que marcaram época nos anos 80 e deram voz a uma geração de jovens esperançosos com os novos rumos que apontavam para o Brasil da pós redemocratização. Das expectativas e também das frustrações desse período, surgiram muitas canções que se tornam um grito de contestação e crítica oferecidas àquela época, mas que, por sua qualidade, se tornam atemporais e se encaixam perfeitamente em outros cenários e contextos atuais. Esse resgate cultural é importante para apresentar um estilo musical ‘novo’ para os adolescentes de hoje, que muitas vezes, envolvidos em estilos musicais mais midiáticos, não conhecem as canções de outras épocas. Certamente essas canções tiveram e ainda tem a força para conquistar um espaço na cultura dos jovens contemporâneos, pois elas tratam de temas profundos e altamente significativos para as relações humanas.

No segundo eixo, os conceitos são apresentados de modo a criar um ambiente de questionamento de temas atuais com o pano de fundo da busca do sentido e da realidade. São apresentados alguns temas que se relacionam diretamente com a vida cotidiana dos adolescentes e jovens contemporâneos como forma de inseri-los em uma agenda de questões postas pela conduta social hodierna. Os assuntos giram em torno da violência, segregação social, padrões culturais e sociais, consumo, identidade, relacionamentos, mídias sociais, cultura, etc.

O subtítulo “nas trilhas do pensar” refere-se a forma como são expostos os temas. São conceitos que visam provocar o ouvinte a pensar, e não a pensar como a gente quer que ele pense. Será oferecida uma reflexão crítica apoiada em autores e suas teorias, porém estimulando que o ouvinte, com base nas suas crenças e experiências de vida, faça suas próprias reflexões.

Nosso objetivo é conduzir o ouvinte a pensar e a refletir sobre sua vida em meio a essa sociedade e estimular uma participação mais consciente em temas hodiernos de relevância para a vida humana sem, contudo, lhe apontar um único caminho para tanto. A palestra também não pretende fazer uma análise das letras das canções numa tentativa de descrever o intuito original do autor, tão pouco se trata de explicar o significado delas. As associações das músicas com os temas de sociologia são feitas livremente, partindo do conceito sociológico para a canção e não no caminho inverso.

OQUE AS PESSOAS DIZEM

“Eu nunca tinha participado de algo assim, como a palestra Da Sociologia ao Rock. Uma palestra diferente e super interessante que nos fez pensar em muitas coisas e interagir cantando. Fiquei extremamente grata e feliz por ter tido a oportunidade de participar.”​

 

Alana Vieira

Aluna do 2º ano do Ensino Médio da EEEM Guararapes

Arroio do Meio/RS – Novembro/2018